quarta-feira, outubro 16, 2024

A Doce Vida

                          Um hotel universitário só para ex-alunos (Universidade do Arizona)  

Dolce Vita do lendário Federico Fellini, marcou o auge do cinema italiano na década de 60. Com Marcello Mastroianni e a estonteante Anita Ekberg, cenas como a da Fontana di Trevi permanecem vivas nos "tiozinhos e avós de hoje". Uma prazerosa lembrança perdida no tempo e na correria da vida, por acaso resgatada quando no campus da Universidade do Estado do Arizona, a famosa USA, um bistrô chama atenção pelo sugestivo nome Dolce Vita. (foto acima)

A curiosidade foi imediata e o nome logo identificado como muito apropriado. O bistrô pertence a um mega hotel da própria universidade, concebido e construído para receber alunos  aposentados que costumam visitar o  Campus. Diante da inusitada situação, completamente fora da nossa realidade, deu para saber que o hotel está sempre ocupado e é um local de encontro por excelência.

Quando se convive com a realidade do mundo acadêmico nos EUA e sua forte relação com a comunidade, faz sentido um hotel para ex-alunos. Primeiro porque se reforça um vínculo permanente com milhares de antigos estudantes que participaram dos bons momentos das suas vidas no Campus, ao se oportunizar um espaço de acolhimento. Segundo, a própria história mostra que boa parte dos recursos extraorçamentários das universidades americanas vem de contribuições e doações direta de ex-alunos. No caso da USA, o montante advindo de terceiros é maior que o seu próprio orçamento. (*)

Outra relação fortíssima entre alunos e ex-alunos com suas universidades, é com o esporte. Futebol Americano e Basquete universitário carregam multidões de fanáticos torcedores. Estádios dentro do Campus com mais de 60 mil lugares estão sempre lotados. Algumas universidades contratam técnicos das ligas profissionais que chegam a receber mais que os próprios reitores. A dinâmica movimentação da Academia traz resultados efetivos e movimenta bilhões de dólares/ano. Não só na formação científica, pelo número de Prêmios Nobel; ou nos Jogos Olímpicos pelo número de medalhas alcançadas. 

(*) O Arizona tem três universidades estaduais.  A principal é a Universidade do Estado do Arizona em Tempe, região metropolitana de Phoenix. A mais antiga fica em Tucson, que chegou a ser a capital do Arizona.  A mais nova fica no norte do estado, em Flagstaff.

PS - A prazerosa vida de um avô se encerra essa semana. Retornamos na segunda, foi uma jornada e tanto.  "A doce vida" foi testada todos os dias, com toda a sorte de desafios que duas crianças ativas demandam. A saudade fica.    

.

 

 

Nenhum comentário: