Direto de Quito, com o sol invadindo meu quarto desde às 5 da manhã, olhando para os morros que cercam a cidade, resolvi começar o dia escrevendo. Ontem, logo que cheguei, fui direto para a OLADE. A OLADE é a Organização Latinoamericana de Energia. Existe há mais de 40 anos. Sua sede é em Quito e mantém atualizado o balanço energético de todos os países da América Latina. São informações importantes para se planejar ações e políticas de integração energética no nosso continente. Confesso que quando criamos o Instituto IDEAL, essa era para ser a nossa primeira visita. O tempo foi passando, e nós, esperando ajustar a viagem a um outro evento ou convite que nos trouxesse até Quito. Agora, finalmente, coincidiu. Hoje a tarde, sou um dos palestrantes convidados da Conferência Internacional sobre Eficiência Energética, Energia Renovável e Meio Ambiente frente às Mudanças Climáticas, promovido pelo Ministério de Electricidad y Energia Renovable do Equador.
Na reunião com a OLADE, participaram Byron Chiliquinga, coordenador para as energias renováveis e Victorio Dávalos, coordenador dos programas de capacitação. Esses programas são muito interessantes, pois levam conhecimento sobre determinado assunto através de metodologias de ensino à distância. Este ano o programa atendeu a energia solar. No ano que vem, vai tratar da energia eólica. Com o leilão das eólicas marcado para novembro no Brasil, espera-se a implantação de vários parques eólicos. No final da reunião, concluimos o quanto podemos contribuir na formação de mão de obra especializada que esse setor vai exigir.
BONS VENTOS II - vem da China, que comemora hoje 60 anos de fundação de sua República, uma notícia alentadora: o presidente Hu Juntao, em discurso na Praça da Paz Celestial de Pequim, saudou os líderes partidários e o povo chinês, pedindo pela " construção de um país rico, forte, democrático, civilizado, harmonioso e socialista moderno".
P.S. - A China, em menos de 5 anos, já se tornou potência e referência mundial na produção de aerogeradores e placas solares. E nós ......
CURIOSIDADES - José Saramago, Premio Nobel em 1999, confessa o caso de amor com seu blog " O caderno de Saramago". O escritor português, dedica maior parte do seu tempo ao blog, onde escreve sobre temas que o inquietam. Saramago nos ensina muito ao declarar: " Como escritor, creio que não posso me separar jamais do cidadão que sou. Considero que onde vai um deve ir o outro. Não me lembro de ter escrito uma só palavra que estivesse em contradição com minhas convicções políticas". Parabéns, Saramago. No momento em que vivemos, do descaso com a ética, da falta de lucidez, é muito confortante saber que uma celebridade como você reconhece o valor e a importância de defender convicções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário