quinta-feira, outubro 29, 2009

De Natal, passando por Dilma, chegando no Chávez

É de Natal um grande amigo meu, leitor do blog. Agora, deixo lá sementes de novas e fortes amizades. Dois jovens estudantes de engenharia elétrica da Universidade Federal de lá, a Gabriela e o Rafael, apaixonados pela energia limpa, estão muito interessados em nos ajudar a promover a inclusão da energia solar no projeto do novo estádio para a COPA de 2014, o Dunas. Como todos os jovens, já estão cheios de idéias. O projeto, é muito bonito. E parece que foi concebido para receber as placas solares na sua estrutura. Quase no centro da cidade, de fácil acesso, o Dunas irá incorporar a atual estádio mais o centro administrativo e uma área da Prefeitura Municipal.

E A COPA FAZ COISA.....

Quem conhece o aeroporto de Natal, sabe que ele é bem melhor que o nosso Hercílio Luz. Só que com a COPA, um novo aeroporto vai ser construído na parte norte da cidade. Enquanto isso, na Ilha da Mágia, vamos construir um meio viaduto e torcer para não precisar pegar um avião em dia de jogo do Avaí....

Em Fortaleza, o Ministério do Turismo liberou mais de 100 milhões de reais para o Governo do Ceará. A verba é destinada a preparação de mão de obra para atender o turismo da COPA. Parte também irá para a sinalização da cidade e dos principais pontos turísticos. Enquanto isso na Ilha da Mágia.......

DOIS COMENTÁRIOS DO DIA

As manifestações que eu tenho lido, sobre a presença da Ministra Dilma em Copenhague, como chefe da delegação brasileira na Conferência do Clima, não tem sido nada simpáticas a ministra. Afinal, Dilma de "verde" não tem nada. Mas acho importante que ela vá. A entrada de Marina na disputa eleitoral(já comentei sobre isso no blog), vai pautar o debate sobre energia limpa, desmatamento e mudanças climáticas. Os compromissos públicos com estes temas vão ser cobrados. Ganham todos: o meio ambiente e por tabela, nós!

Outro assunto polêmico que está presente nos jornais de hoje, é a inclusão da Venezuela no bloco do Mercosul. Também nesse caso minha opinião diverge do que a maioria está escrevendo. Impedir a entrada da Venezuela, por causa do Chávez, como se fosse uma punição ao país, em nada contribui para uma integração plena dos nossos paises. Ao contrário, só vai dificultar ainda mais o processo. No Mercosul, as decisões são tomadas por consenso. E a entrada da Venezuela não modifica essa condição. Agora, se todos os presidentes do Mercosul, tomarem uma decisão contrária aos interesses de seus respectivos paises para atender o Chávez: me desculpem, o problema não é a Venezuela!

Nenhum comentário: