Quero hoje deixar um abraço e homenagear a equipe da UFSC que participou do 1° Desafio de barcos solares realizado no Brasil. A competição terminou no último fim de semana, em Paraty, um paradisíaco recanto no litoral do Rio de Janeiro.
Os resultados foram animadores: no acumulado da competição, na classe dos monocascos, o campeão foi o barco Carcará, seguido por Gabriela (ambos do Laboratório de Mecânica da Turbulência – Coppe/UFRJ) e Ipanema (do Grêmio Náutico da UFRJ). Na disputa dos catamarãs venceu Vento Sul (da Universidade Federal de Santa Catarina), seguido por Peixe Galo (do Projeto Grael de Niterói) e Água Viva (do Instituto Náutico de Paraty).
O Desafio Solar Brasil foi organizado pelo Polo Náutico da UFRJ e tem o objetivo de estimular o desenvolvimento de tecnologias para fontes limpas e renováveis de energia, articulando centros de pesquisa, bem como divulgar para a sociedade o potencial dessas tecnologias aplicadas em embarcações de serviço, recreio e transporte de passageiros.
É isso. Continuemos, então, com a nossa tarefa de transformar o nosso continente na América do Sol!
Nenhum comentário:
Postar um comentário