SAÚDE - se água é vida, para as pessoas idosas mais ainda. Idosos desidatram-se facilmente não apenas porque possuem reserva hídrica menor, mas também porque percebem menos a falta de água no seu corpo. Arnaldo Lichenstein, professor e médico de clínica-geral do Hospital das Clínicas de São Paulo, alerta: "fiquem atentos e ofereçam constantemente líquidos aos idosos".
EXTERMINADORES DO FUTURO - assim estão sendo chamados pela organização não governamental SOS Mata Atlântica, os políticos que "agem contra o meio ambiente". Na mira estão, por exemplo, parlamentares que defendem a flexibilização de leis ambientais, como o Código Florestal. Uma bela iniciativa. Em Santa Catarina, onde a Assembléia Legislativa aprovou um desastroso Código Florestal, já deve ter muito político botando suas barbinhas de molho.....
A NATUREZA AGRADECE - a rede de supermercados Carrefour, uma das maiores do mundo, pretende, até 2014, acabar com o uso de sacolas de plástico. Só no Brasil, se utiliza 12 bilhões de sacolas plásticas por ano. Para o superintendente do Carrefour no país, Jean-Marc Pueyo, "a eliminação das sacolas é uma ação decisiva do Carrefour para o meio ambiente".
RECONHECIMENTO - Aldo Vieira da Rosa, 92 anos, professor de Stanford, autor de um livro referência em tecnologia energética é admitido na Ordem Nacional do Mérito Científico. Foi durante muitos anos diretor do CNPq, de onde saiu em 1965 para lecionar em Stanford. O cientista, mesmo com a idade avançada, nada 2700 metros por dia.
O QUE VAMOS FAZER COM TANTOS CARROS - essa é uma pergunta que não me saí da cabeça. Mas até acho melhor que fique lá. Ninguém está querendo discutir isso. Só neste mês, se vendeu, por dia, 13.247 veículos. É um número assustador. As ruas, já saturadas, vão ficar intransitáveis. O mundo passa por um processo acelerado de urbanização. Todos querem morar nas cidades. Em 1950, menos de 30% da população vivia nas cidades. Agora, são mais de 3,3 bilhões. Quem ainda não tem carro, sonha em ter.
FUNDOS DE PENSÃO - são bons se forem saudáveis. O Postalis, dos trabalhadores dos Correios, está pedindo socorro: o rombo é de mais de 1 bilhão de reais. O Fundo investiu em empresas pouco conhecidas e, segundo a Folha de São Paulo de sábado, integradas por pessoas ligadas a Fernando Sarney.
TE CUIDA MALUF - a Interpol voltou a incluir o deputado federal Paulo Maluf na sua lista de procurados. O sistema onde aparece o nome do deputado é chamado de "alerta vermelho". Segundo a Folha de S.Paulo, Maluf aparece na página da Interpol como "procurado" por duas condenações nos EUA: fraude e roubo.
DUPLO EMPREGO - cruzamento de dados aponta para um "mar de irregularidades" na esfera pública: 164 mil servidores ocupam mais de dois cargos, na União e em Estados e no Distrito Fedral. A conta passa dos R$ 1,7 bi por ano.
ROYALTIES - minha posição é muito próxima do texto aprovado na Câmara. Não tiro o direito do Rio espernear. Pior é não lutar. Aliás, foi essa a posição dos nossos governantes que nunca defenderam os royalties que Santa Catarina tinha direito. Perdemos, calados, para o Paraná. Como esse assunto ainda vai render, sei que vou continuar falando de royalties por muito tempo.
EDUCAÇÃO - um tema que vem preocupando pais e professores, é a violência nas escolas. Gilberto Dimenstein está disponibilizando no seu site (http://www.dimenstein.com.br/), o resultado da recente pesquisa que fêz sobre agressões digitais. Segundo ele, a violência é uma das razões do afastamento continuado de professores da profissão que escolheram.
E A CELESC - fiquei sabendo que o debate na TV COM sobre a Celesc, marcado para terça-feira da semana passada, foi cancelado porque não queriam a minha presença. Que pobreza. Podem, se quizerem, responder para o blog as perguntas que eu faria na TV, conforme segue abaixo:
- por quanto venderam as participações que a Celesc tinha em várias usinas? Por que fizeram isso, se todas as empresas priorizam investimentos em geração? Qual o resultado para a empresa do Programa de Demissões Incentivadas? A diretoria da Celesc conhece algum outro PDI, no mundo, nas mesmas condições? Por que a Celesc chega a pagar oito anos de salário para o trabalhador esperar em casa o tempo de sua aposentadoria? Quanto a Celesc já gastou com a empresa contratada de Campinas para cobrar contas atrasadas? Por que um diretor foi afastado em função desses pagamentos?
Os comentários da diretoria sobre as perguntas acima, serão publicados no blog. Aguardem.
ERREI- e muito! Nunca pensei que o seminário Mercosul pós Copenhague, promovido pelo Instituto IDEAL, pudesse atrair tanta gente. No comentário que fiz no blog, informei que haviam 200 inscritos. Tomei por base as incrições feitas pela internet. Na sexta, ao chegar na Universidade, às 7:30 hs, fui surpreendido por uma fila enorme de estudantes se inscrevendo. Foram mais de 500 (segunda foto abaixo, entrada da Reitoria, às 8 da manhã). O Auditório da Reitoria ficou pequeno. E o interesse pelas apresentações e debates, chamou a atenção de todos. Tanto assim, que na palestra de encerramento, proferida pelo Ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel (foto abaixo, às 8 da noite), o auditório continuava cheio. Para uma sexta-feira, em Florianópolis, um caso a ser registrado. No site do Instituto (http://www.institutoideal.org/), voces poderão acompanhar melhor o seminário.

Nenhum comentário:
Postar um comentário