sexta-feira, março 12, 2010

Em Brasília, uma agenda positiva.

Foram dois dias de muitos encontros e de boas notícias. Na foto ao lado, reunião com o Secretário Executivo do Ministério de Ciência e Tecnologia, Luis Elias, onde apresentamos o projeto brasileiro de produção de biodiesel na Copa da África, aproveitando o reuso do óleo de cozinha. A iniciativa foi muito bem recebida e o projeto proposto leva a marca da Biotechnos, tecnologia nacional desenvolvida em Santa Rosa do Sul, no Rio Grande do Sul. Depois da Copa a usina de processamento do óleo será doada para a Fundação Nelson Mandela. Agora é torcer para tudo dar certo!

CASA CIVIL - no centro do poder político, a apresentação do projeto da Biotechnos também foi muito bem aceita. Rodrigo Rodrigues, responsável pelas políticas do governo no setor de biocombustíveis, considerou o "Bioplanet World Cup FIFA - 2010, chamado por nós, carinhosamente, de "projeto África", um modelo piloto para a Copa de 2014, quando então se terá tempo e governabilidade para implantar idéias sustentáveis.

MINAS E ENERGIA, Márcio Zimermann, enquanto aguarda a sua provável nomeação para o cargo de Ministro das Minas e Energia, vai tocando com sabedoria o ministério. Na reunião que tivemos, todos saíram animados. Na agenda, a energia solar: legislação, aplicações e potencialidades. Ao receber o relatório final sobre o trabalho conjunto desenvolvido pelos técnicos do Ministério de Minas e Energia e professores da UFSC e USP, Márcio Zimermann, declarou seu incondicional apoio aos projetos que começam a surgir na área da energia solar. Os Estádios Solares e o Mega-Solar no telhado da sede da Eletrosul, ambos iniciativa do Instituto IDEAL, foram citados pelo secretário como bons exemplos de visibilidade para a entrada da tecnologia fotovoltaica no país.

Nenhum comentário: