EMPREGO - os do futuro serão focados em sustentabilidade e tecnologia. Assim prevê recente pesquisa realizada em vários países. Fique ligado.
POLÍTICA - o mico da semana vai para assessores dos deputados, Paulo Bornhausen (DEM/SC), ACM Neto (DEM/BA) e João Pizzolatti (PP/SC) que, segundo a Folha de S.Paulo, usavam a estrutura da Câmara para distribuir mensagens com ataques a candidata Dilma Rousseff. Que feio!
URBANIDADE - foi muito bem recebido o anúncio de que a cidade de São Paulo vai se livrar do "Minhocão". A obra inaugurada em 1971, pelo então prefeito Paulo Maluf, é um mega viaduto de muito mal gosto, símbolo de um apartheid urbano. Segundo Fernando de Barros e Silva, "o fim do Minhocão tem também um significado civilizatório".
PONTE HERCÍLIO LUZ - cartão postal de Florianópolis, completa este mês 84 anos. No entanto, não tem nada a comemorar. Interditada a quase 30 anos, sua lenta restauração é uma verdadeira vergonha. Está na hora do MP levantar o quanto já foi gasto e apurar responsabilidades.
FENASOJA - estive neste sábado em Santa Rosa/RS. Junto com a Prefeitura e Biotechnos assinamos em nome do Instituto IDEAL um convênio de cooperação na área dos biocombustíveis. Não conhecia a distante Santa Rosa (800km de Florianópolis), início da cultura da soja no Brasil. Saí de lá bem impressionado. A cidade além de ser capital da soja é também um importante polo metal mecânico.
DUNGA - perto dali fica Ijuí: a cidade do Dunga. Foi conhecida no passado por suas águas termais, agora por ser a terra do técnico da Seleção Brasileira. Dunga superou as desconfianças iniciais e atualmente encontra-se numa posição muito confortável para quem está próximo de um grande desafio: ganhar a Copa da África do Sul.
MÃOS LEVANTADAS isso é um assalto. Esse "assalto" ocorre todos os dias, em vários aeroportos brasileiros, onde milhares de usuários pagam verdadeiros absurdos nas poucas lanchonetes ali instaladas. O "assalto" é tão visível que mereceu uma matéria na Folha de domingo. Olhem só o que constataram: comidas e bebidas custam até 60% mais do que em lojas das mesmas redes fora do aeroporto.
CIÊNCIA - a biologia sintética tem apresentado resultados animadores. Um dos sonhos de quem trabalha com a biologia sintética é chegar na "petroquimica biológica", na qual derivados de petróleo seriam totalmente substituídos por produtos de levedura. Para o pesquisador da Unicamp, Amarante Guimarães Pereira, embora ainda haja muito para ser feito, é indiscutível que a biologia sintética já se mostra economicamente viável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário