quinta-feira, agosto 05, 2010
COPA movimenta a econômia.
Os benefícios econômicos de uma Copa são incalculáveis. Boa parte dos recursos utilizados vão para a infraestrutura: estádios, aeroportos e mobilidade urbana. Todos permanecem depois da Copa. Muitos dos projetos dificilmente seriam implantados se não fosse a Copa. Um exemplo é o novo aeroporto de Natal, que será construído numa nova área de expansão da região metropolitana. Em funçaõ dele, uma série de novos investimentos já estão migrando para aquela região. Enquanto isso, Florianópolis, que ficou de fora da Copa, continua convivendo com o seu saturado Aeroporto Hercílio Luz. Não tenho dúvidas quanto a importância da movimentação econômica que a Copa trás para o país e, principalmente, para as cidades sede. As referências da Alemanha em 2006, com gastos de 32 bilhões de reais e da África do Sul agora em 2010, com gastos de15 bilhões de reais, são incontestáveis. As cidades e os países ganharam por sediar a Copa e se beneficiaram dos investimentos em infraestrutura. No Brasil, o maior gasto está previsto para a mobilidade urbana: serão 11 bilhões de reais. É claro que o retorno desses investimentos, diretos e indiretos, serão usufruídos pela população após os jogos da Copa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Olá Mauro
Tenho lá minhas dúvidas sobre a copa alavancar economia e gerar novos investimentos... De qualquer forma acho que vc deve ter lido a ediçãodo Le munde: http://diplomatique.uol.com.br/edicoes_anteriores_det.php?edicao=35
Fica então uma seguinte sugestão: vamos aprofundar o debate e abrir/transparecer o que realmente existe por trás deste "evento" copa do mundo.
Att
Claro que um evento como a Copa preocupa (e ainda mais no Brasil). Superfaturamento, corrupção e outras mazelas que gravitam nos grandes empreendimentos. Cabe a nós acompanhar e cobrar. Agora, já fazem 60 anos que tivemos uma Copa. Duas gerações. O futebol e a seleção em particular é uma paixão nacional. Acho que não devemos nos punir porque convivemos com a cultura dos "espertalhões". Uma Copa movimenta negócios, empregos, autoestima, turismo e tantas outras coisas. Vamos torcer para que tudo dê certo e não nos cause vergonha.
Postar um comentário