quarta-feira, novembro 03, 2010

Minhas queridas tias: Gissi e Horaida.

Ontem tentei falar com vocês. Sei que não é fácil daqui nos comunicarmos com vocês aí. Espero que depois do "Dia de Finados" o movimento diminua e as boas novas possam chegar até vocês. Queria muito que soubessem que os brasileiros elegeram uma mulher para a Presidência da República. Acho que não se lembram dela: é a Dilma Rousseff. Quem a indicou e bancou seu nome e sua candidatura foi o LULA. Ainda me lembro das sábias palavras da tia Horaida, anunciando seu voto em LULA : "voto nele porque meus sobrinhos, que são jovens, vão votar. E são os jovens os que mais precisam que o futuro dê certo".
Sinto também a importância para as tias do fato de Dilma ser mulher. Como tia Gissi receberia com entusiasmo uma notícia dessas. Tia Gissi, Dilma nasceu em Minas mas é como se fosse gaúcha. Não é de Rio Grande, como Carmen da Silva, referenciada com precursora do feminismo no Brasil, mas está abrindo a porta para dar oportunidade a milhões de mulheres esquecidas pelos cantos e recantos do nosso imenso país. Sei muito bem do valor que davas às questões de gênero e da importância da mulher deixar seu papel de coadjuvante e passar a ser protagonista de sua própria história. A eleição de Dilma, com certeza, vai ajudar muito a encurtar esse longo caminho. Foi por isso, depois de tanto tempo, que resolvi escrever para vocês.

Até breve. Com saudades,
Mauro.

PS- Carmen Silva, nascida na cidade de Rio Grande/RS, estaria completando 90 anos. Se dedicou por quatro décadas ao movimento pela emancipação da mulher. Autora de 35 livros sobre o tema, é referenciada dentro e fora do país. Já minhas tias, também nascidas em Rio Grande, estariam com 100 anos.

3 comentários:

Regina Paes disse...

Mauro, sua carta ecoou por vários mundos e chegou aqui ao pé do meu ouvido. Balancei. Por que? Primeiro, porque estaria abraçando as tias em comemoração ao fato importantíssimo que é ter uma mulher na presidência do Brasil. Segundo, porque escutei as palmas e o discurso feminista da tia Gissi. E terceiro, porque sua carta está linda, linda demais. Regina.

Mauro Passos disse...

Regina,
que bom que a carta ecoou por vários mundos e chegou ao pé do teu ouvido. Cresce em mim a esperança das tias terem lido.
Beijos, Mauro.

Vig disse...

diria mais..quem tem tias como a gissi e horaida,como referencia, não tem erro!!!! almas imortais que são,seguiremos seus passos!!!!