segunda-feira, novembro 01, 2010

Sem surpresas.

Depois de votar resolvi circular. Observando as pessoas, a impressão que eu tive era de que não estava havendo eleições. Eleitores desprovidos de emoção. Visivelmente descomprometidos com a eleição e até com o seu resultado. Frieza na hora de votar. Nas ruas nem sinal de militância. São outros tempos, pode-se dizer. É o amadurecimento da democracia, podem alguns justificar. No entanto, para mim, o distanciamento verificado nesse domingo, entre o eleitor e a eleição, se deve a frustração com o nível dos debates do segundo turno. O eleitor esperava mais. O que é bom. Se eu estiver certo, nas próximas eleições, questões de fundo e programáticas passarão a merecer a atenção dos candidatos. Ganhamos todos.

SOBRE O RESULTADO - sem surpresas.

SOBRE DILMA - às 17 horas me recolhi. Passei a acompanhar de casa todas as movimentações, opiniões e debates em canais abertos e fechados da TV. Ao contrário de alguns comentários que ouvi gostei muito do primeiro pronunciamento da nossa "presidenta". Foi precisa nas afirmações que fez. Governará para todos, sem discriminações. Deixou registrado seu compromisso com o país "de valorizar a democracia em toda a sua dimensão". Reafirmou que "zelará pela mais ampla e irrestrita liberdade de imprensa, pela mais ampla liberdade religiosa e de culto". Estendeu a mão a oposição e declarou que preferia lembrar os bons momentos da campanha.

SOBRE SERRA - quem deve comentar seu pronunciamento são seus pares. Acho que não devem ter gostado do "até breve". Foi pouco respeitoso com os demais postulantes ao cargo em 2014 (e não são poucos).

SOBRE LULA - deve estar em estado de graça. Foi o grande vitorioso. Dilma um nome e uma idéia que partiu do próprio presidente, que parecia desastrosa até dentro do PT, que na primeira pesquisa aparecia com 2% (enquanto Serra tinha 37% e Ciro 19%), se tornou a primeira mulher PRESIDENTE eleita com 56% dos votos. Lula bancou e levou!

Nenhum comentário: