domingo, setembro 11, 2011

Domingo 11 de setembro: sem as torres e sem enchente

Nesse domingo, 11 de setembro, acordei decidido a não escrever sobre duas coisas: o atentado as torres do World Trade Center e as enchentes no Vale do Itajaí. No caso das torres porque não tenho nada para acrescentar. E sobre as cheias - porque logo virão outras!

De tudo que li o que mais me chamou a atenção foi a matéria de Gilberto Dimenstein intitulada "O Princípio do Progresso". Baseada no recente estudo da escola de negócios de Harvard, que buscou na confidencia de 238 profissionais de sete empresas o que sentiam no trabalho, o estudo se transformou num livro de leitura obrigatória sobre comportamento. Os diários, escritos no anonimato e com plena liberdade de expressão, geraram 64 mil comentários. Esse inédito e rico conjunto de sentimentos, que vão da raiva a alegria, recebeu da psicóloga e pós-graduada em Stanford, Teresa Amabile, um tratamento científico voltado para a criatividade empresarial. O resultado desse estudo mostra que o maior valor esta na inovação. Se iludem os executivos que acham que os bons salários são deteminantes na manutenção dos seus melhores quadros. O que prende o jovem talentoso no trabalho é o desafio do novo. Teresa lembra que romper as barreiras da inovação exige muito engajamento e ânimo. Muitas empresas ainda não perceberam isso.

PS- Gilberto Dimenstein disponibilizou trechos do livro "O Princípio do Progresso" na internet (www.catracalivre.com.br) para quem quiser obter mais dados.

Nenhum comentário: