terça-feira, fevereiro 07, 2012

A inteligência catarinense

Desde quando criamos o Instituto IDEAL, nos indagavam: por que a sede é em Florianópolis? Inicialmente isso me incomodava. Com o tempo passei a entender melhor. Na cabeça de muitos, lugar de conhecimento e de negócios é em São Paulo. Para corrigir essa situação, em 2007, no primeiro material de apresentação do Instituto, produzido em português, espanhol, inglês, francês e alemão, distribuído em todo o mundo, fizemos questão de destacar que "Santa Catarina é reconhecida pela diversidade do seu pólo industrial e pela qualidade da produção científica de suas universidades e centros de pesquisa".

Ontem, ao visitar uma empresa local de alta tecnologia fiquei bastante impressionado com o que vi. Um dos projetos desenvolvidos aqui em Santa Catarina, na área de segurança, de tão futurista, me fez lembrar do filme o Homem de Ferro. Um caso exemplar de aplicação da inteligência catarinense incorporando alta tecnologia num produto inédito no mercado brasileiro.

Para minha surpresa (e tristeza), no final da apresentação fiquei sabendo que o projeto desenvolvido aqui estava sendo levado para outro estado. O motivo: falta de uma política de incentivo do governo de Santa Catarina. Saí de lá pensando com os meus botões sobre a falta que faz uma visão de Estado. O quanto a sociedade perde quando se abre mão do conhecimento. O prejuizo causado às gerações futuras por essa desatenção, com certeza será grande!

Nenhum comentário: