quinta-feira, agosto 09, 2012

Cidades do futuro, parte IV

Como "santo de casa não faz milagre", ouvir a experiência dos outros sempre ajuda. Pablo Vaggione, é um planejador urbano que se especializou em desenvolvimento sustentável. Entrevistado pela revista Pictures of the Future, sobre as cidades do futuro, assim se manifestou:

O que faz valer a pena viver numa cidade?
Depende. Cada cidade tem seu lado motivacional. Pode ser pela segurança, pela mobilidade, oferta de emprego, atrações culturais, beleza natural entre outras.

Sustentabilidade e qualidade de vida estão necessariamente ligadas?
Os conceitos são diferentes. O que constitui qualidade de vida é algo subjetivo. Já uma cidade sustentável é aquela que tem maior probabilidade de oferecer aos que nela moram qualidade de vida ao longo do tempo. É uma cidade onde o desenvolvimento econômico está em equilíbrio com o desenvolvimento social e o meio ambiente protegido.

Quais os principais desafios dos planejadores urbanos?
As cidades estão saturadas. Tem que trabalhar as questões climáticas, crescimento desordenado, infraestrutura precária e recursos finaceiros limitados. Os gestores precisam utilizar os recursos disponíveis com mais eficiência e ter conhecimento para planejar o crescimento da cidade.

Como difere as estratégias de planejamento urbano de um país industrializado para outro em desenvolvimento?
São situações bem distintas. Mesmo dentro de um mesmo país as cidades guardam suas peculiaridades e prioridades. Não é um pacote de medidas. Cada caso é um caso. Os principais problemas que enfrenta Nairobi, por exemplo, são transporte, direito sobre a terra e uma população crescente vivendo na periferia. Portanto, a estratégia do gestor público é encontrar respostas para essas necessidades.

Como será a "cidade do futuro"?
A participação da cidadania será mais intensa e efetiva. As cidades com cidadãos mais informados e comprometidos são melhores. A gestão terá que ser descentralizada. A complexidade dessas cidades não permitirá gestões concentradoras de poder. (Fonte: Pictures of the future)

Nenhum comentário: