quarta-feira, agosto 08, 2012

Cidades do futuro - parte III

A América do Norte vem fazendo um grande esforço para tornar suas cidades sustentáveis. Recentemente, São Francisco foi eleita a "mais amigável das cidades". Logo depois veio Vancouver no Canadá, seguida por Nova York, Seatle e Denver, todas nos Estados Unidos. Nova York, por exemplo, vai plantar 1 milhão de árvores, já Denver está investindo 1 bilhão de euros na expansão do sistema de transporte público. E a coisa não para por aí.  No Festival de Ideas de Aspen conhecido por despertar interesse e conhecimento sobre o futuro das cidades, centenas de sugestões sobre lixo, qualidade do ar, energia, emissões de CO², uso da terra, edificações, transporte e água.

Em função desse movimento crescente de preocupação com as cidades, prefeitos começam a se comprometer com políticas públicas até então desconsideradas pelos alcaides. É quase consenso planejar as cidades priorizando o bem estar dos que vivem nela. Independente do seu tamanho, reciclagem do lixo, qualidade do ar, mobilidade urbana, água, esgoto e energia, fazem parte do dia a dia de um bom gestor. Os resultados já começam a aparecer. Nos EUA, a perda de água nos sistemas de abastecimento, em média, é de 13%. Na Europa é 23%. Na América Latina chega a 35%. A reciclagem do lixo também cresce nos EUA. Na média, 26% do lixo produzido é reciclado. Esse índice é três vezes maior do que a média na Europa.

Outra grande preocupação urbana é com o crescimento desordenado das cidades. Para evitar o caos, medidas de uso adequado do espaço estão sempre sendo estudadas. Para evitar o adensamento, espaços verdes e rotas curtas da casa para o trabalho e da casa para o lazer. Otimizar essa relação é fundamental para humanizar as cidades. É um castigo gastar duas a três horas por dia para se locomover. Em Nova York, que tem quase que 11 mil hab/m², os espaços verdes representam 20% da área urbana. Outra forma de se humanizar a cidade é evitar ao máximo o uso do carro. Quanto menos carros estiverem circulando pelas ruas, mais humana é a cidade. Em Berlim, um caso de cidade bem resolvida, 40% dos seus habitantes usam transporte público para trabalhar, e outros 17% utilizam a bicicleta. (Fonte: Pictures of the future, by Karen  Stelzner)
 

Nenhum comentário: