quinta-feira, agosto 30, 2012

Montevidéu: foro de las Ciudades Sustentables

Hoje, em Montevidéu,  participei de um importante debate sobre as cidades do futuro. O auditório ficou pequeno para ouvir o que especialistas estão falando sobre as cidades sustentáveis. Promovido pela Câmara do Comércio e Indústria Uruguai/Alemanha, com o apoio da Embaixada da Alemanha e patrocínio da Siemens, o evento contou até com a presença do presidente Mujica. A Siemens criou um novo setor específico para estudar e apresentar soluções para os grandes problemas urbanos. Só nesta nova área a Siemens emprega mais de 80 mil pessoas e tem exemplos bem interessantes de como levar a inteligência para a gestão dos grandes centros urbanos. Afinal, são as cidades que abrigam mais da metade da população do planeta....... e o número cresce a cada dia.

A Intendenta de Montevideo, Ana Oliveira, explicou que três cidades da América Latina estão servindo de modelo para um desenvolvimento urbano sustentável: Goiania, Panamá e Montevidéu. Com o apoio do BID, 36 ítens relacionados a sustentabilidade de uma cidade são monitorados. Fazem parte desse monitoramento: ruído, lixo, água, saneamento, segurança, gestão pública, saúde, educação, conectividade, qualidade do ar, oportunidade de emprego, espaço público entre outros. Para minha surpresa, a intendente comentou que Montevidéu é a cidade "mais saneada" da América Latina. Noventa e três por cento das casas tem saneamento. O índice de analfabetismo é zero e a mobilidade urbana está bem acima da média.

Um excelente foro e um bom momento para se debater as cidades do futuro. Do Brasil não vi ninguém. Devem estar envolvidos com as eleições. Acho até que perderam uma boa oportunidade de valorizar seus programas no horário eleitoral.





Nenhum comentário: