quarta-feira, setembro 12, 2012

Ainda sobre os juros

Ontem voltei a comentar sobre as mudanças que virão com a queda de juros no sistema financeiro.  Coincidindo com o meu comentário, o presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, sentencia: o mercado pode esquecer a era dos retornos altos. E os investidores precisam se acostumar a rendimentos menores. É nisso que me baseio ao sinalizar que  imensos recursos que até então estavam confortavelmente abrigados na ciranda financeira irão, em breve, migrar para projetos de longo prazo.

Claro que ainda vai levar um tempo para as pessoas perceberem que as mudanças  vieram para ficar. Como toda a mudança, vai  haver reação. Uma rentabilidade muito baixa pode desestimular a poupança e gerar inflação. Por isso a importância do governo estar atento a movimentação dos recursos e ter  opções. A hora é de planejar, planejar o futuro. Mostrar que a pouca rentabilidade de agora é transitória, e que há novas e boas alternativas capazes de acolher e remunerar os recursos disponíveis.

PS- completo hoje 64 "aninhos". Agradeço a familia e os amigos por terem me dado a condição de vivê-los de forma prazerosa.

Nenhum comentário: