terça-feira, março 12, 2013

Em 2043....nada será como antes

Dividi a mesa do café no hotel em Campinas com um agronômo especializado em sementes. Da boa conversa fiquei sabendo que o campo vem batendo recordes de produtividade em praticamente todas as atividades. O boi que há dez anos era abatido com 5 anos, hoje não chega aos três. A vaca que produzia 8 litros, hoje passa dos 20. O hectare de arroz que produzia 100 sacas de arroz, hoje passa dos 200. E assim o campo vem incorporando os bons resultados de novas tecnologias.

Ontem lendo Luli Radfahrer (FSP/ F9), levei um susto. Meu entusiasmo pelo aumento de produtividade sofreu um grande abalo. Projetando o mundo para 2043, a tecnologia que multiplicou a criação de alimentos nos levou a "carne sintética". E boa parte da comida, comenta Luli, em 2043, será geneticamente modificada, reciclada ou criada em laboratório.

Nas próximas três décadas inúmeras inovações vão nos acompanhar: a energia do sol, a nanotecnologia, o aproveitamento do lixo, as células troncos e outros tantas que nem desconfiamos. Em 2043, nada será como antes. A vida será monitorada e a privacidade coisa do passado  E a carne então, nem pensar.  

Nenhum comentário: