quinta-feira, outubro 30, 2014

Novos tempos exigem mudanças


A presidente Dilma deve anunciar hoje seus primeiros ministros.  Para acalmar o mercado devem ser os da área econômica: Joaquim Levy, Trombini e Nelson Barbosa. Outro nome que vem sendo comentado é o da senadora Katia Abreu para a Agricultura. Não precisa dizer que as indicações provocaram calafrios em alguns setores do PT. Até porque poucas semanas nos separam dos acirrados debates da disputa presidencial onde a maioria dos brasileiros, pelo voto, optou por "novo governo novas ideias".

Sem querer precipitar os fatos e nem sendo ingênuo a ponto de desconhecer o que acontece nos bastidores da formação de um governo, duas questões de fundo, que repetidas vezes já comentei, estarão sendo cobrados com estes novos ministros: altas taxas de juros e desmatamento crescente.

Sem romper com a mesmice, não vamos avançar. Clóvis Rossi encontrou no "El País", da última segunda-feira, 24, um artigo de Antonio Navalón onde comenta: "o problema da política, tanto do mexicano Peña Nieto como de Dilma Rousseff, é que tratam de consertar e preservar, quando os novos tempos exigem mudar."

Para mudar tem que ousar. Romper a cultura dos juros altos que consomem 200 bilhões por ano.  Dar mais atenção na mitigação da mudança climática e pensar grande - do tamanho do Brasil.



Nenhum comentário: