terça-feira, novembro 24, 2015

América Latina Sustentável - Belgrano parte VI.


Durante as últimas semanas quem acompanha o blog tem visto uma certa continuidade sobre o tema - América Latina Sustentável. Parte desses comentários, se deve a motivação que o nosso grupo de pós-grado na Universidade de Belgrano - nos fez estudar. Junto com Lorena, Verônica e Pedro, nos encontramos na escolha de um tema inovador e futurista - a chegada dos carros elétricos na América Latina.

Inicialmente, o caso estudado pelo grupo foi a importante iniciativa da Intendência de Montevidéu de introduzir taxis elétricos na capital do Uruguai. O Uruguai, para quem não sabe, tem tudo para ter a matriz energética mais limpa e sustentável do nosso continente. Um país relativamente pequeno, dependente do petróleo, mas com um nível de conscientização ambiental - altíssimo! Embora louvável a iniciativa da Intendência de Montevidéu, a adesão por parte dos taxistas ficou muito abaixo da expectativa.

No entanto, a ideia dos carros elétricos - cresce no mundo. A autonomia, que era um dos limitadores, aos poucos, com a introdução de novas tecnologia, vem sendo superada. O preço, que ainda é um fator inibidor desse novo mercado, começa a encontrar respostas objetivas de incentivo - como a recente decisão do governo brasileiro de retirar as alíquotas de importação para carros elétricos (35% no caso do Brasil). As grandes montadoras de carro, que sempre seguraram o lançamento de novos modelos movidos a eletricidade, por razões de sua relação histórica com a indústria do petróleo,  assumem uma nova postura  - apresentando com destaque suas novidades nesse setor. Atualmente são mais de 10 modelos de carros elétricos disponíveis no mercado.

Uma das vedetes, é o americano Tesla. Como estratégia a empresa já instalou 3000 pontos de conexão na Europa, de Portugal até a Áustria. O abastecimento é gratuito e a recarga parcial leva 30 minutos. O tempo para se esticar as pernas e tomar um bom café antes de seguir viagem. A Noruega, um país autossuficiente em petróleo, graças suas reservas no Mar do Norte, este ano bateu o recorde: 33% dos carros vendidos são elétricos ou híbridos. Já nos EUA, 1% da sua imensa frota comercializada em 2015 - também é movida a eletricidade.

Tudo indica, e os comentários acima reforçam - carros elétricos são um caminho sem volta. Novos negócios, em breve estarão disponibilizados. Sistemas de leasing, aluguel de carros, compartilhamento de uso, semelhante ao que acontece hoje com as bicicletas,  farão parte do cotidiano.        

Nenhum comentário: