quinta-feira, outubro 27, 2016

Energia solar: ganha escala e preços caem.


Ainda sobre o seminário Mercado Brasileiro de Geração Distribuída Fotovoltaica que comentei ontem, aproveito para informar que o estudo completo está disponível em www.institutoideal.org/biblioteca. Na foto abaixo, Taynara Mighelão consultora responsável pelo estudo, apresenta um dos slides onde aparece a curva decrescente de custos.
   
Falando em custos, o estudo publicado nessa semana pela Bloomberg New Energy Finance, não deixa dúvidas: o custo da energia solar fotovoltaica vem caindo no mercado internacional ano após ano. Atualmente está em US$ 1,6 milhões/MW. A previsão para 2016 é que se encerre o ano com mais 68 GW instalados de energia solar no mundo. Algo impensável cinco anos atrás.

PS- Dr Joe Room é o Editor Fundador do Climate Progress, "the indispensable blog". É também colunista do NY Times. Na semana passada, baseado em dados do Department of Energy do governo americano, apresentou um estudo que mostra o preço das energias mais limpas - desabando. Segundo o gráfico apresentado no estudo, de 2008 para cá: energia eólica (- 41%), solar fotovoltaica GD (- 54%), solar fotovoltaica em usina (- 64%), baterias de acumulação (- 73%) e lâmpadas LED (- 100%).

Nenhum comentário: