sexta-feira, maio 19, 2017

FORA TEMER e DIRETAS JÁ!

A bomba de ontem detonada por Joesley Batista teve um efeito devastador. Temer tremeu, a República também. As consequências políticas e econômicas foram imediatas: a base de Temer ruiu e a bolsa desabou. Seus pares começam a abandonar o barco, até aí nenhuma novidade. Afinal a afinidade que tinham era para afastar Dilma e tomar o poder. Para Temer não há plano B, a renúncia é o que resta.

O Supremo Tribunal Federal autorizou a abertura de inquérito contra Temer e afastou Aécio do cargo de Senador. De sobra Andrea, a irmã de Aécio, foi presa pela PF. Outra peça fundamental no golpe contra Dilma, o deputado Eduardo Cunha também foi citado por Joesley. Segundo o dono da JBS Cunha, mesmo preso em Curitiba, vinha recebimento uma boa mesada.  Como consequência, na noite de ontem as mobilizações tomaram as ruas. Duas bandeiras fortes como FORA TEMER e DIRETAS JÁ caminham juntas e irão crescer muito nos próximos dias. As ruas vão exigir respostas imediatas. É um caminho sem volta.

O fim do governo Temer está dado. A dúvida é sobre como vai se sair dessa grave crise politica. A única alternativa é devolver ao povo o direito da escolha. Repassar essa responsabilidade para um Congresso contaminado pela propina, com a Câmara e o  Senado, presididas por citados na Lava Jato, é insistir no erro (*). Enquanto esse encontro com as urnas não ocorrer, a ilegitimidade continuará contaminando a condução do governo impedindo a volta à normalidade.

(*) Segundo a Odebrecht, Rodrigo Maia é o Botafogo e Eunício Oliveira o Índio.

PS-  A pergunta é: será que o povo vai aceitar o que for negociado pela cúpula do Congresso? Embora o desafio seja grande, a hora é agora. A crise para ser superada tem que ser enfrentada.

Nenhum comentário: