terça-feira, maio 09, 2017

Reforma Politica: JÀ!

Agora sim, com o Avante tudo vai mudar. O Avante, para quem não sabe, entrou nas nossas casas na semana passada. Sem pedir licença foi logo se apresentando. Assim como muitos outros, também chega cheio de novidades: quer fazer o bem e coerente com o nome - AVANÇAR!

Do que pude apurar, Avante é um novo partido. Ao que parece a ideia surgiu de uma pesquisa que indicava a necessidade do PTdoB trocar de nome. Por não me considerar um alienado, recorri a internet para saber no que eles querem avançar. Não tive sucesso e minha desconfiança aumentou, afinal avançar é uma proposta ousada e muito abrangente. Pode-se avançar na infraestrutura, em novos presídios, na qualidade do ensino, em postos de saúde e até mesmo no combate a corrupção.

A única coisa que não se pode avançar é em criar novos partidos. Atualmente, registrados no TSE são 35 partidos. E se não houver uma reforma política responsável e urgente, nos próximos anos serão muito mais. Com o Fundo Partidário crescendo, como vem acontecendo, a pressão por novos partidos também cresce. Ser dono de partido é um ótimo negocio (*). Além do dinheiro público que vem do Fundo Partidário, dá para negociar tempo de TV nas campanhas e até mesmo cargos comissionados. Dependendo do acerto até uma vaga de ministro pode sobrar.

Quando as pesquisas apontam pelo descrédito da sociedade com os políticos e os partidos, parte se deve a essa aberração tupiniquim: 35 partidos oficialmente registrados. Não cabe essa proliferação de partidos, nem se tem tantas visões de mundo assim para compartilhar dentro de um grupo politico.

(*) Olhem para a nossa realidade e reflitam sobre o nosso futuro. Honestamente, pode a democracia se fortalecer diante de tantos e inexpressivos partidos?  Para reverter essa insanidade só com uma reforma política responsável.  Cobrem pela reforma politica que não sai. E se perguntem: quais os interesses que estão por trás dessa reforma que NÃO AVANÇA!

Nenhum comentário: