sexta-feira, setembro 22, 2017

Na ONU, ameaças de Trump e vexame deTemer

Enquanto um sorri toda vez que solta um foguete, o outro aproveita a Assembleia Geral da ONU para ameaçar de destruição uma nação inteira. Não há como minimizar o papel de cada um, nesse jogo de inconsequentes. Trump e Kim se merecem: um se utiliza de um arsenal bélico de alto alcance e o outro - se acha - pelo poder que detêm. Pelas atitudes que tomam, pela agressividade das declarações que dão, pela adoração as armas de grande poder de destruição que possuem,  uma guerra nuclear não está tão longe quanto gostaríamos.

Quem também passou pela Assembleia Geral da ONU foi Temer. Preocupado com o Supremo,  que ontem autorizou por 10 votos a hum o envio da denúncia contra si de obstrução da Justiça e participação em organização criminosa à Câmara, o presidente não sabe até onde vai seu inferno astral. Contra si, ainda faltam as delações de: Funaro, Cunha, Geddel  e Rocha Loures. Um time e tanto, capaz de tirar o sono de qualquer um.

Sem querer passar por constrangimentos, Temer optou por abordar um tema caro  à ONU: o desmatamento da Amazônia. Só se esqueceu que essa causa tem simpatizantes e militantes por todo o planeta. Mal tinha acabado de falar, as redes sociais já faziam o contraponto.  Laura Carvalho,  aproveitou a coluna que tem na Folha para detonar com Temer: "Temer afirmou - pasmem - que seu governo vem concentrando atenção e recursos à preservação da Amazônia". Laura lembra que os dados oficiais de 2016, não confirmam as preocupações de Temer com a Amazônia: a área desmatada cresceu 27%.(*)

(*) Laura Carvalho é professora da USP e doutora pela New School for Social Research (NYC). Escreve às quintas-feira na Folha. Nessa quinta seu artigo se chama "Vexame na ONU".


Nenhum comentário: