terça-feira, outubro 24, 2017

De Chico Buarque, "Cálice": atual como nunca

Outro dia ouvindo "Cálice", de Chico Buarque, cujo refrão é "pai afasta de mim esse cálice de vinho tinto de sangue", me veio a cabeça uma dúvida: qual seria o legado de pais envolvidos com a corrupção para seus filhos? Nada mais natural que um pai querer ser lembrado pelo filho. Atento a letra de muitos lamentos, me chamou atenção a sua atualidade com o Brasil de agora. 

De forma a simplificar o comentário, salvo melhor juízo, "Cálice" é um desabafo de um filho sofrido, sem boas lembranças de seu  pai. Longe de querer julgar os outros, uma preocupação verdadeira com os filhos e como eles irão pensar de você faz diferença. Acredito até que ajuda um pai se tornar melhor: ser solidário, ético e transparente no que faz.

Quanto maior for sua função, mais exposto estará aos olhos do  seu filho.  É normal: faz parte da expectativa que o alto grau de exposição do pai gera no filho. Se é uma criança então, todo o cuidado é pouco. Sua falta de postura e de caráter pode ser visto por seu filho como o "cálice de vinho  tinto  de sangue". E é nesse momento que ele perde a confiança e se afasta  definitivamente de você. 

PS- Mesmo com os valores da sociedade em queda livre, ainda assim acho que os filhos não se sentem confortáveis com um pai corrupto, atrasado, falso, preconceituoso, arrogante e mal caráter. As exceções à regra - ficam por conta do DNA.     

Nenhum comentário: