Coube a mim apresentar os bons números da energia solar no Brasil hoje no II Seminário Internacional de Energia Fotovoltaica, em Porto Alegre. O evento reúne especialistas do Brasil e da Alemanha, numa iniciativa da Câmara de Comércio-Indústria Brasil-Alemanha (AHK-RS) - parceira de muitos anos do Instituto IDEAL.
Por coincidência, este ano completa 10 anos que acompanhamos o nascimento e consolidação deste novo mercado. Por coincidência, também em 2017, neste mês de outubro, Michael Bloomberg e Carl Pope concretizaram um velho sonho. Ainda sem tradução para o português, lançaram o esperado livro "Climate of Hope: How Cities, Businesses and Citizens Can Save the Planet" (Tradução livre: Clima da Esperança: como cidades, empresas e cidadãos podem preservar o planeta).
O livro fortalece e reitera o que nos levou a criar o Instituto IDEAL. Não se trata de um livro para a academia, mas um forte recado à necessidade de mobilizarmos como sociedade para encampar as alterações necessárias na forma como investimos, regulamos, consumimos e organizamos nossas vidas diárias.
Segundo Luiz Calado (*), "diferentemente de outros livros do gênero ambiental, não há concentração de texto na temática da desgraça e tristeza." É, no fundo, um debate sobre o futuro de forma afirmativa, com intuito de se construir um mundo mais sustentável, justo e amigável ao clima.
Os autores dispensam apresentações. Michael Bloomberg, além de ter sido prefeito de Nova York, fundou a Bloomberg: a maior empresa de análise de risco do momento. Já Carl Pope, trouxe como contribuição sua experiência em ONGs ligadas à defesa do meio ambiente.
(*) Luiz Calado, pós-doutor na Universidade da Califórnia e Pesquisador da FGV.
Nenhum comentário:
Postar um comentário