sexta-feira, outubro 20, 2017

Um muro verde: o bom exemplo da África

Enquanto Trump insiste em construir um muro separando os EUA do México, a África dá um belo exemplo para o mundo: constrói um muro verde!(*)

A África está construindo um muro gigante – de árvores.
A barreira cruza o continente de leste a oeste - e o território de 11 países - e faz parte de uma tentativa de mitigar os efeitos de mudanças climáticas.
O plantio de árvores teve início em 2007 e o objetivo é fazer com que o muro atinja 8 mil km de comprimento e 15 km de largura.
Até agora, Senegal é o país que fez o maior progresso, com 11 milhões de árvores.
De acordo com Absaman Moudouba, líder de um vilarejo do sul do país que fica nas cercanias da chamada Grande Muralha Verde, o projeto está revertendo a desertificação.
“Quando não havia árvores, o vento escavava e desgastava o solo. Mas está mais protegido agora. As folhas viram compostagem e a sombra aumenta a umidade do ambiente - e assim há menos necessidade de água”, afirma.
“Antes, havia fome e seca generalizadas aqui. Então, começou a plantação de árvores e depois um jardim onde as mulheres fazem a cultura agrícola. Antes, as pessoas costumavam migrar, mas agora elas só seguem a linha da Grande Muralha Verde em busca de emprego. Elas não partem mais”, diz Moudouba.
O projeto começou em 2007 e o custo estimado é de U$8 bilhões (R$25 bilhões). Apesar de estar anos distante de ser finalizado, o Banco Mundial, a ONU, a União Africana e os Jardins Botânicos do Reino Unido seguem na busca de fundos para continuar o plantio.
(*) Com os devidos agradecimentos ao meu amigo francês, Claudius Girard, que ajuda a me manter informado.
PS- Diante tanta coisa ruim, que bela iniciativa a do muro verde. E como tem coisa para se fazer: com criatividade, inteligência e compromisso com o planeta. Será que com a grana que encontraram com o Geddel, por exemplo, não dava para reflorestar todas as áreas degradadas da Bahia?  

Nenhum comentário: