quarta-feira, novembro 22, 2017

Drauzio Varella, coerência e exemplo de vida

Embora não conheça pessoalmente o doutor Drauzio Varella, sempre me passou a impressão "de gente boa". Por outro lado conheci, pelo mandato que tive, os deputados Eduardo Cunha, Leonardo Picciani, Ricardo Barros  e tantos outros que nunca me passaram esse sentimento. A política tem disso, te ajuda a conhecer as pessoas pelo olhar.

Na semana que o governo Temer anuncia mais um ataque as pessoas carentes, com limitações ao programa de distribuição gratuita de remédios, o doutor Drauzio nos lembrava que há 50 anos atrás, em plena ditadura, assim se manifestava como orador da sua turma da Faculdade de Medicina de São Paulo: "A  ninguém assiste o direito de exigir que nos transformemos em seres amorfos dentro da sociedade, reduzidos unicamente às funções de estudar e calar. Nosso silêncio poderá ser cômodo às classes dominantes, para a pátria, porém, representaria gravíssima traição".

Cinquenta anos depois, sem estarmos numa ditadura mas num regime de incertezas permanentes, as palavras de Drauzio confirmam o que sempre achei dele: um brasileiro do bem. Viajando no tempo e chegando nos dias de hoje, a coerência de vida é observada com suas atuais preocupações: " Ao contrário da maioria dos universitários de hoje, tínhamos sonhos grandiosos naquele tempo. Queríamos combater a miséria, acabar com esquistossomose, Chagas, varíola, poliomielite, tuberculose e a desnutrição das crianças".

Sobre o SUS, Sistema Único de Saúde, que Drauzio participou ativamente da criação, assim ele se manifesta: " Apesar das desigualdades sociais revoltantes, dos desmandos predatórios de representantes políticos que elegemos e da parte de nossa elite financeira mancomunada com eles, levamos a medicina aos quatro cantos do Brasil, tarefa anteriormente impensável num país de dimensões continentais".

PS - Nesse país sem rumo, onde a maioria vota sem olhar para o passado do candidato, o descrédito é uma consequência. Quem tem história para contar,  na profissão que escolhe ou na opção na politica que faz, tem mais chance de dar certo.

Nenhum comentário: