quinta-feira, novembro 09, 2017

E o mundo está aos poucos se esquecendo de nós

Que vergonha para o Brasil, apenas o Rio de Janeiro está na lista das 100 cidades mais visitadas em 2016. E mesmo assim, na 88ª posição. Sem falar que só não foi pior o seu posicionamento por causa das Olimpíadas do ano passado. Mais uma vez regredimos: o Rio já esteve bem melhor na foto. Daqui a pouco, nem as belezas naturais da cidade ajudarão a atrair novos turistas. O Rio vem perdendo seu glamour diante do desgoverno que o Estado está submetido. Violência urbana, crime organizado e bala perdida - afugentam o turista.

O mais surpreendente é que das cinco cidades que lideram o ranking, quatro estão na Ásia: Hong Kong, a cidade mais visitada do mundo pelo oitavo ano, seguida por Bangkok, Singapura e Macau. Só sobrou para a velha e bela Europa, Londres. A capital inglesa ficou em terceiro lugar.  

A análise desse resultado, nos leva refletir sobre a nova ordem mundial. Por trás desses números, se vê centenas de milhões de pessoas que antes não circulavam: circulando! Simples assim. A dinâmica economia asiática está movendo o mundo. Não enxergar essa nova realidade é fechar os olhos para o futuro. As vezes parece que não queremos ver o mundo como ele realmente é. Regredimos como voz ativa no Mercosul, sem perceber a importância de uma integração saudável com os vizinhos. Liderança não se ganha pelo tamanho que se tem. Liderança se conquista  através do protagonismo, respeitando acordos e construindo oportunidades. Infelizmente, a diplomacia brasileira  encolheu "e o mundo está aos poucos se esquecendo de nós".

Nenhum comentário: