quinta-feira, novembro 23, 2017

Fórum de Negócios Verdes

Na próxima segunda acontece em São Paulo o primeiro Fórum de Negócios Verdes. A iniciativa é da União Europeia. O embaixador João Gomes Cravinho, que representa a UE no Brasil, é quem preside o Fórum. Observando o convite e a extensa programação, a pequena participação do governo Temer chama a atenção.

Diante tantas incertezas politicas, jurídicas e de gestão, a preocupação de Temer é outra. A hora é de muita apreensão e pouca atenção com o desenvolvimento sustentável. No entanto, essa é a pauta do momento. Governo que vira as costas para isso vai se isolar. Os americanos já sentem o isolamento e o mal estar que Trump criou ao se afastar do acordo de Paris.

Jeffrey Sachs, doutor em economia na Universidade de Harvard e diretor do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Columbia, não esconde suas preocupações com os governos Temer e Trump: "estão cortando impostos dos mais ricos e tirando serviços dos pobres. O resultado será horrendo. Até agora, no Brasil e nos EUA não vejo ninguém gritando." Para ele, "Trump é um acidente em nossa história. O Brasil também conhece essas tristes circunstâncias, quando acidentes acontecem."

Da política para as mudanças do clima, Jeffrey também nos ensina e nos alerta para os principais desafios de um mundo mais cuidado: trabalho decente, educação de qualidade, fome zero, inovação industrial e consumo responsável. Sem priorizar esses temas tudo fica mais difícil. No entanto, só um governo comprometido com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável irá priorizá-los.

Para vencer resistências históricas e ganhar a guerra das ideias, num mundo dominado há décadas pela indústria dos combustíveis fósseis (carvão e petróleo), Jeffrey identifica cinco grandes transformações:

- fontes de energia renováveis substituindo petróleo e carvão;
- produção de alimentos sem destruir o meio ambiente;
- cidades inteligentes;
- saúde e educação de qualidade;
- e uma sociedade aberta a um mundo de profunda inovação tecnológica. 

PS- O tempo para as mudanças do clima, corre conta nós. A tecnologia e a diplomacia já fizeram a sua parte. Agora a hora é de colocar ideias em prática. E pela programação: essa é a intenção do Fórum de Negócios Verdes. 

Nenhum comentário: