quinta-feira, janeiro 11, 2018

A China avança, enquanto aqui...

Enquanto comemoramos o primeiro 1 GW de energia solar, a China avança e implanta a primeira autoestrada com painéis fotovoltaicos. Por enquanto uma experiência, são 2 km (foto abaixo). Segundo a matéria publicada pela Agência Ambiente Energia, no dia 10/01, a ousada iniciativa se deu em Jinan, capital da província de Shandong. A estrada tem potencial de gerar um milhão de kWh por ano. Além de alimentar a iluminação das ruas, a eletricidade produzida também vai servir para derreter a neve no inverno. O projeto contempla também o atendimento a postos de recarga dos carros elétricos.

Crédito: Ambiente Energia

Quando deparamos com a nossa realidade, em Florianópolis, "a capital da mobilidade urbana", um trecho de 300 metros de uma camada de concreto adormece em plena Beira Mar Norte, na rótula da UFSC,  há mais de um ano, sem mostrar ousadia e muito menos inovação. A obra esquecida no tempo já virou piada. Quanto muito, desperta naqueles que nos visitam algum tipo de indagação:"O quê tá fazendo isso aí?"

Se por um lado nos enchemos de otimismo ao referenciar o primeiro 1GW de energia solar fotovoltaica em operação no país, por outro, não nos cabe festejar o que, em parte, representa a nossa lerdeza e falta de compromisso com a inovação (*). A ausência de gestão, a falta de planejamento e a enorme dificuldade que o Brasil tem de definir prioridades, só têm dificultado nossa busca por um desenvolvimento mais sustentável. Para os que nos governam, sem visão de mundo e de futuro, a autoestrada solar da China vai continuar sendo uma curiosidade a mais.

(*) Segundo Rodrigo Sauaia, presidente da ABSOLAR : "O Brasil está mais de 15 anos atrasado no uso da energia solar fotovoltaica".    

Nenhum comentário: