sábado, março 17, 2018

Mobilidade elétrica, um caminho sem volta

Sábado pela manhã, o ônibus elétrico da UFSC era uma das atrações da Pedra Branca. Para quem não é daqui, Pedra Branca fica na Palhoça e promoveu o dia da mobilidade elétrica. Com 60.000 km rodados, o protótipo desenvolvido pela UFSC, com a participação da WEG, Marco Polo, Mercedes, Mitsubishi, Eletra, com o apoio do Instituto IDEAL, está aprovado. Agora precisa ganhar escala. O Brasil  está pronto para entrar na era da mobilidade elétrica (desde que haja incentivo).


Além do ônibus elétrico, carros elétricos de várias marcas estavam lá para despertar a curiosidade das pessoas. Sem dúvida o último modelo da Tesla foi a grande sensação do dia. (foto abaixo)


Já para as crianças, brincar de dirigir o ônibus elétrico vai ficar registrado para sempre. Num futuro próximo, quando estiverem nas ruas rodando normalmente - os dois irmãos vão se lembrar que fizeram parte dessa história. (foto abaixo)


Lá fora, cresce a corrida  por esse novo segmento. Por aqui, não vejo politicas públicas de incentivo que possam nos levar a um lugar de destaque na mobilidade elétrica. Nos EUA, um veículo autoguiado da Nuro, uma start-up do Vale do Silício, em breve estará nas ruas. É um furgão autônomo, projetado para a entrega de encomendas. Segundo Dave Ferguson, cofundador da Nuro, "percebemos que havia como possibilitar a entrega de qualquer coisa, em qualquer lugar, a qualquer hora, sem ter um motorista".

PS- Mais como curiosidade. No mesmo dia, um registro  fotográfico de um passado distante. Uma roda d'água gerando energia.  (foto abaixo)

Nenhum comentário: