sexta-feira, março 16, 2018

Que país é esse?


 Do Estadão: fotos abaixo de Vilton Júnior

O governo brasileiro deveria ter declarado luto por um dia ontem. Depois da violência que se viu nas duas das nossas principais cidades, Rio de Janeiro e São Paulo, só mesmo um pedido de desculpas à Nação para aliviar a dor e a vergonha desse Brasil sem rumo. Afinal, que país é esse, onde os que resistem são alvos da violência? Em 1987, Renato Russo já nos alertava sobre isso. Onde estiver, Renato deve estar indignado por nada ter mudado. (*)

Enquanto em São Paulo a violência se dava na Câmara de Vereadores, onde os servidores municipais protestavam contra a reforma da previdência encaminhada pelo prefeito João Dória, com os manifestantes sendo duramente reprimidos pela Polícia Militar; no Rio de Janeiro, a voz de uma jovem e combativa vereadora do PSOL,  Marielle Franco, se calava diante de um atentado à bala na região central.

O assassinato da jovem vereadora, que apurava a violência no Rio pós intervenção militar, ganhou as redes sociais e repercutiu em todo o mundo. A presença do Exercito nas ruas, que já vinha sendo vista como uma jogada politica, como se observa, não está trazendo a segurança anunciada.

A morte de Marielle atenta contra a democracia. Ninguém tem dúvida que foi uma execução. (**)

(*) Em 1987, "Que país é esse", da banda Legião Urbana,  era um dos maiores sucessos nacionais. O tempo passou, mas a letra segue mais atual que nunca. E só confirma como regredimos: "Nas favelas, no Senado/Sujeira por todo o lado/Ninguém respeita a Constituição/Mas todos acreditam no futuro da nação/ Que país é esse.", cantava e encantava Renato Russo.

(**) A vereadora levou quatro tiros na cabeça e o motorista três nas costas. A arma utilizada uma pistola 9 mm. Os disparos foram dados a dois metros de distância. Nada foi roubado.  

PS- Diante do que está ocorrendo, penso que Renato Russo mudaria a letra. O que não lhe faltava era percepção política. Está difícil acreditar "no futuro da Nação". 

Nenhum comentário: