sexta-feira, abril 06, 2018

Dia 4 de abril, um dia para não se esquecer

Dia 4, em Brasília a tensão era grande. Distante dali, em São Paulo, a expectativa também. Embora num primeiro momento possa parecer que se tratava do mesmo assunto, na verdade eram duas situações bem  distintas. Em Brasília, o STF, sem surpresa alguma, cumpriu a tabela. E ainda por cima, se calou diante das ameaças de um general. Um dia sombrio, para ninguém esquecer.

Já em São Paulo, o Leilão de Energia Nova (LEN A-4 de 2018), realizado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), surpreendia a todos pelo forte deságio que teve: 62,2%.
A grande novidade do leilão, foi a energia solar liderando o processo. Depois de muito esforço, a energia solar mostra o seu bom momento: foram contratadas 29 novas usinas solares fotovoltaicas, totalizando 806 MW. Para isso, serão investidos 5 bilhões de reais até 2022. Para nós, um sonho que se realiza. É uma nova  uma fonte  de energia, limpa e renovável,  que se consolida e passa fazer parte da nossa matriz energética.. 

O valor médio praticado, de US$ 35/MWh, confirma o que vinhamos comentando: a energia solar fotovoltaica veio para ficar. Os estados contemplados com essas grandes usinas solares, são: Ceará (390 MW), Piauí (180 MW), Minas Gerais (170 MW) e Pernambuco (70 MW).

PS - Hoje à noite, em Imbituba, litoral sul de Santa Catarina, na Câmara de Vereadores, vamos estar apresentando o projeto da Primeira Usina Solar Municipal do Brasil. Nesse evento, será formalizado um Termo de Cooperação entre a Prefeitura e o Instituto IDEAL. É um projeto inovador e pioneiro no país. Vamos aprender juntos. Outras usinas virão.


EM TEMPO - Ontem, no início da noite, o juiz Sérgio Moro decretou a prisão do presidente Lula. Até aí, nenhuma novidade. Moro cumpriu mais uma vez o seu papel. Entendam como quiserem...

Nenhum comentário: