sexta-feira, maio 25, 2018

Os caminhoneiros e o desgoverno

Uma única certeza vem da greve dos caminhoneiros: o desgoverno é real. Agora todos alegam que foram surpreendidos.  A corda está apertando e não tem plano B. Como observador de ruas e estradas, mesmo sem ser especialista em nada, quando vi os agricultores se juntaram ao movimento e levarem suas máquinas para a estrada, como em Araranguá (foto abaixo), comentei com os meus botões: que encrenca.



Quando estive em Imbituba, os dois trevos da cidade portuária estavam bloqueados (foto abaixo). Os navios ao largo aguardavam a  vez para atracar. O que todos querem saber é sobre a extensão do possível acordo. A trégua anunciada é provisória. Como sempre, meias verdades estão sendo ditas. Em relação ao dólar, a Petrobrás e a politica de preço dos combustíveis. Enfim, até o próximo sufoco.



As consequências da paralisação chegaram nas estradas, nas ruas e no dia a dia das pessoas. A origem de tudo partiu dos caminhoneiros autônomos, sem vinculação com as grandes transportadoras. Uma greve sem líderes e com forte adesão. O governo foi surpreendido pela mobilização, o que é lamentável. Sem informação e sem iniciativa, deu no que deu.

Nenhum comentário: