sábado, maio 26, 2018

Que semana tensa: desgoverno e fake news.

Quando deixei a praia do Cassino, na segunda-feira passada, sem pressa para chegar, logo me deparei com a primeira grande manifestação de caminhoneiros na entrada de Pelotas. Como já relatei, foram quase 1000 km ao longo da BR 101 registrando protestos de toda a natureza. Uma experiência  única para um blogueiro caseiro. Pura coincidência: "repórter por um dia", no meio do furacão que parou o país. Tudo ao vivo e a cores.

De tudo que presenciei, o que mais me preocupou foram as chamadas "notícias falsas". Uma arma contra a cidadania. O seu alcance é devastador. Seus autores, inconsequentes e insanos agem de forma pensada. O alvo pode ser você, um determinado grupo de pessoas ou a sociedade como um todo. Logo que cheguei no gabinete do prefeito de Imbituba, que me aguardava para uma reunião (*), o alvoroço era grande. O assunto era um vídeo que mostrava tanques do Exército se aproximando de Tubarão para retirar os caminhoneiros da estrada(**). Como tinha acabado de passar por Tubarão e não havia nenhuma movimentação do Exército em toda a BR 101, foi fácil desmentir.  Só que o clima de insegurança e pânico que queriam criar: estava criado.

A mesma intenção de provocar o caos, se repetiu ao longo da semana  em relação aos super mercados e postos de gasolina. Novamente, as redes sociais se encarregaram de agravar a crise via as "Fake News". Quanta insensatez. Diante da falta de governo, tudo fica mais fácil. As notícias falsas ganham certa veracidade e se espalham numa velocidade assustadora. 

(*) A reunião em Imbituba era para tratar  da primeira Usina Solar Municipal.

(**) Na sexta-feira, Temer ameaçou colocar o Exército nas estradas. Na mesma hora o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, declarou: governo fraco é que costuma usar a força. Chega ser patético o desencontro entre os Poderes, num momento grave como esse. Se juntaram para colocar Temer e agora não sabem o que fazer com ele.


ATUALIZANDO - domingo, 27. Dia de muito sol em Florianópolis. Por coincidência, na Ilha, mais uma prova do IRONMAN. Sempre trafegar nesse dia é um caos. Quem mora aqui sabe do que estou  falando. Como no sábado tinham anunciado - mais uma vez - o fim da greve, nada como checar nas principais ruas e estradas a veracidade da informação. Como o anunciado pelo governo não se confirmou, mais incertezas sobre o fim da paralização o "desgoverno" criou.


PS - As fotos acima, tiradas no domingo, às 14 horas, mostram os efeitos da greve. A Madre Benvenuta, principal avenida da Bacia do Itacorubi, estava deserta (primeira foto). Já a foto do meio, fala por si: rodovia Admar Gonzaga, que liga o Itacorubi com a Lagoa da Conceição, completamente vazia. Passam por ela 22.000 veículos por dia. Por último, a SC 401. Conhecida por seus constantes engarrafamentos, é a rodovia estadual mais movimentada de Santa Catarina. Passam por ela mais de 40 mil veículos por dia. Mesmo com duas pistas interrompidas por causa do IRONMAN, o movimento que havia era em função da prova. 

Nenhum comentário: