sexta-feira, junho 01, 2018

Mobilidade elétrica, uma realidade

A greve dos caminhoneiros, que deixou ruas e estradas vazias, não deve ter servido de alerta aos  nossos governantes sobre a importância de se rever modelos ultrapassados de desenvolvimento. Ao que parece, a prioridade deles é outra. Os números mostram que o Brasil,  entre os países de dimensão continental, é o que mais depende de estradas e caminhões. No nosso caso, 70% das cargas que transportarmos é por caminhão. Depois vem a Austrália, com 53%. Logo em seguida a China, com 50%. Na sequência Canadá com 43% e EUA com 32%. A melhor posição no ranking é a da Rússia. Lá, somente 8% da carga transportada é por caminhão. Como nada acontece por acaso, a história mostra que a Rússia se desenvolveu sobre os trilhos. Já o Brasil: se tornou conhecido por desativar suas ferrovias. Deu no que deu.


Não é por outra razão, que o tema principal do 9° Seminário Energia + Limpa que promovemos nos dias 4 e 5 de junho, na FIESC, é sobre a Mobilidade Elétrica. Um bom momento para debatermos "o Brasil que queremos", sem subsídios aos combustíveis fósseis e fortemente comprometido com uma matriz energética mais limpa. Queremos deixar para as gerações futuras um legado que nos orgulhe: um país socialmente mais justo, ambientalmente preservado, com uma gestão planejada e comprometida com os interesses públicos. De forma que se encontre no futuro uma sociedade amigável e respeitosa. Com pessoas motivadas vivendo em cidades inovadoras e acolhedoras.


Na foto acima, final de tarde na Lagoa da Conceição em Florianópolis. A capital catarinense é a sede do Instituto IDEAL. Venha compartilhar conosco de um novo modelo de desenvolvimento, o da mobilidade elétrica. Entre no site América do Sol e conheça melhor o 9º Seminário Energia + Limpa.

Nenhum comentário: