sexta-feira, julho 20, 2018

E por falar em péssimo exemplo

Dar bons exemplos nunca foi uma marca do governo Temer. Só que no apagar das luzes ele se superou. No dia 15 de julho,a manchete da Folha é: Temer retoma plano nuclear. Até pensei que se tratava de uma fake news. Por ser da minha área de atuação procurei me inteirar da veracidade da informação. Para minha surpresa a proposta saiu do Palácio do Planalto.

O documento, segundo a Folha, foi produzido pelo Comitê de Desenvolvimento do Programa Nuclear Brasileiro. A coordenação é do general Sérgio Etchegoyen, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional. Portanto, fake news não é.

Para a grande maioria dos brasileiros que não era nem nascida, o Programa Nuclear Brasileiro nasceu durante o regime militar. Nunca foi discutido com a sociedade. Voltar ao passado, não me parece  um bom exemplo. Ainda mais tratando desse assunto. Das usinas programadas, apenas Angra I e Angra II, estão operando. Angra III, uma vergonha em todos os sentidos. A obra se arrasta por décadas. Seu  custo final poucos sabem. E quem sabe não conta. Pior do que isso é que está sendo montada com equipamentos fabricados há quarenta anos atrás.

Na época do Programa Nuclear Brasileiro, a tecnologia era alemã. Da mesma Alemanha que decidiu desativar todas suas usinas atômicas, substituindo-as por fontes de energia renovável.

E nós de olho no passado. O órgão  gestor do programa respondeu a Folha que o tema "afeta diretamente a segurança nacional". Então tá. 


Nenhum comentário: