segunda-feira, julho 23, 2018

O legado de Temer

Quem apoiou o impeachment de Dilma, que resultou na posse de Temer, vai conviver com o legado de Temer para o resto da vida. E que legado, não há otimismo que encubra esse drama(*).

Quando a gente pensa que nada de pior pode acontecer, Temer propõe a retomada do Programa Nuclear Brasileiro. Assunto já vencido e enterrado. Uma insanidade própria de quem está sem rumo e não tem a menor noção de prioridade. Prioridade no momento é criar emprego e controlar as contas públicas. Aliás promessa sua de dois anos atrás(**).

Iniciativas mal construídas motivadas por esperteza política, não se sustentaram no tempo. A própria reação da opinião publica obrigou o governo a capitular. O caso mais emblemático foi ter concedido à mineração sete áreas de proteção ambiental e duas de reserva indígena.

As dificuldades de Temer mal começaram. Além do maior índice de rejeição que um presidente já teve, em 2019, Temer e seus amigos de longa data não vão mais contar com a proteção do cargo que ocupam. Sem falar que na Câmara e no Senado, os parceiros de Temer vão querer distância do seu legado. Simples assim.

(*) Artigo de Janio de Freitas "Atrás do otimismo"(FSP 3/9/2017), alerta que Temer e seu governo estão destruindo o país. Passado um ano a situação só se agravou. Alguém tem dúvida disso? 

(**) Criar emprego foi uma maquiagem verbal para desviar a atenção do povo para o  golpe que estava em curso. Passado o tempo, o desemprego só se agravou. E suas promessas para o PIB e o controle nas contas públicas, não passam de palavras ao vento.

Nenhum comentário: