quarta-feira, dezembro 19, 2018

CURTAS

- O novo presidente ainda não assumiu, mas já perdeu muitos seguidores. Depois de eleito é normal que a cobrança venha. Durante as eleições vale tudo. Se o candidato estiver "blindado", nem em debate ele vai. Lula, que deixou o governo com 84% de aprovação, está preso. Como sua culpa está associada a delações suspeitas, continuo com a versão mais simples dessa história: não queriam a sua volta. Quanto a Temer, o outro extremo desse mesmo filme, está solto. Como legado deixa o pior índice de aprovação que um presidente já teve, 4%. Ao declarar que o novo governo vai ser bem melhor que o dele, Temer pode estar felicitando ou zombando... Política tem dessas coisas, nunca se sabe direito a motivação de uma declaração.

-  No Uruguai, tudo é bem diferente. Com a proximidade das eleições, o nome de Pepe Mujica volta a ser citado. Admirado no mundo inteiro  por sua liderança,  "Pepe" reconheceu publicamente o desgaste de 12 anos de governo da Frente Ampla. Numa coletiva à imprensa na semana passada, "Pepe" declarou que seu nome não está disponível para concorrer a um novo mandato. E pelos jornais mandou o recado: "Si el Frente Ampla depende de un viejo de 83 años para ganar, se merece perder". Desprendimento e sabedoria costumam caminhar juntos.

- A matriz mais renovável do mundo é a do Uruguai: 98% do consumo do país é atendido pela energia do vento, do sol, da biomassa e por hidroelétricas. Uma verdadeira revolução energética implantada pela Frente Ampla. 

- Todos os  países presentes na III Semana de la Energia, em Montevidéu, comemoraram a indicação do Chile para sediar o próximo SE4ALL,  O Brasil, que tinha sido o escolhido para sediar o maior evento sobre energias renováveis e mudanças climáticas, desistiu da indicação. O comentário que corria solto era de que o novo governo não considera esses debates relevantes e importantes.

- Sol e cerveja tem tudo a ver. Talvez tenha sido pensando nisso que a AMBEV, maior fabricante de cerveja no mundo, resolveu surfar nessa onda. Em Uberlândia a planta solar que a AMBEV está implantando irá atender 100% de seus centros de distribuição em Minas Gerais. Até 2025 a  intenção da AMBEV é atender suas necessidades com energia solar em todo o país.

- "Quem anda no pântano desperta os jacarés". Do jornalista Antônio Brito, sobre "as pequenas imundices praticadas pelo entorno dos Bolsonaros".

- Para Hélio Schwarstsman (FSP, 18/12), o escândalo conhecido como Coafgate pode até não dar em nada, mas é didático: mostra que Bolsonaro "só é mito na cabeça de seus seguidores mais cegos". E ressalta "que o padrão ético do futuro presidente e seus familiares é, como o da maioria dos homens, produto do meio em que vivem."

    

PS- As "curtas" não necessariamente representam a opinião do blogueiro.

.

Nenhum comentário: