quinta-feira, setembro 05, 2019

No Dia da Amazônia, uma estranha coincidência

O Estado de São Paulo, reconhecidamente um jornal extremamente conservador, no Dia da Amazônia (5/9) publicou uma matéria comparativa entre as queimadas e desmatamentos crescentes, versus número de autos de infração aplicados pela IBAMA no mesmo período. Por uma estranha coincidência, até parece que os fiscais do IBAMA não viram o que estava se passando na Amazônia. Os autos de infração aplicados foram os menores dos últimos cinco anos. 

Coincidências acontecem a toda hora em todos os setores. Aliás, só chamam a atenção quando se trata de uma "estranha coincidência". No caso da Amazônia, em particular, quando você abre mão do Fundo Amazônia, sabendo que é um recurso que irá fazer falta na fiscalização das queimadas e dos desmatamentos, para a sociedade soa como algo incompreensível. (recente pesquisa mostra isso)

Para comprovar que coincidências acontecem, recebi nessa semana o livro "Imperativo Energético Já". Obra de um visionário e grande amigo, Hermann Scheer. Por muitos considerado o pai da energia solar no mundo, se vivo Hermann estaria no Parlamento Alemão defendendo a Amazônia dos ataques que vem sofrendo. Identificava como poucos o futuro e as condições políticas para um mundo desenvolvido e ambientalmente sustentável. Hermann era um homem acima do seu tempo. Muito em função de um desafio que fez, criamos o Instituto IDEAL em 2007. (*)

(*) Economista e sociólogo Hermann Scheer (1944/2010) foi membro do Parlamento da Alemanha por vários mandatos. Ao longo de sua vida recebeu inúmeros prêmios e escreveu diversas obras. 



Nenhum comentário: