sábado, setembro 21, 2019

Protestos em defesa do clima

20/9 -  Dia marcado por protestos contra as mudanças climáticas no mundo todo. Mais de 3 milhões de jovens participaram das manifestações. Na Austrália, um exemplo de país ser seguido, as pessoas  ocuparam a Ponte Victoria. Foto acima (Agência Reuters).

No teatro do CIC, dia 19, em Florianópolis, durante o lançamento do novo álbum do grupo DAZARANHA, intitulado CATARINA, uma menina subiu ao palco para expressar através da música sua preocupação com o aquecimento global. A iniciativa e sua voz surpreendeu a platéia. Quando encerrou seu canto, foi aplaudida de pé.

Na distante Austrália, cerca de 14 mil km daqui, quase na mesma hora em razão do fuso horário,  uma multidão expressava com faixas e cartazes sua preocupação com o futuro do planeta. Nos dois eventos a energia que vem dos jovens foi a tônica. E faz muito sentido essa sinergia. São eles, mais do que ninguém, que estão ameaçados pela insanidade de "adultos poderosos e inconsequentes".

Resistam: onde estiverem, jovens do Planeta Terra. Não permitam que lhes entreguem matas destruídas, florestas queimadas, rios poluídos,  terras exauridas, oceanos contaminados e cidades saturadas. Resistam sempre!

O Brasil, infelizmente, não é um bom exemplo. Mas estamos aqui. Resistindo! 

PS - Segundo a Secretaria Geral da ONU, o Brasil não está na lista dos países que irão falar na Cúpula do Clima da ONU, dia 23 em Nova York. O motivo "não ter apresentado nenhum plano para aumentar o seu compromisso com o clima". Se não bastasse, dia 19, grandes fundos de investimento alertaram o governo brasileiro sobre as dificuldades que terão para acessar esses recursos. E já começou com o Fundo Amazônia.



Nenhum comentário: