quinta-feira, setembro 19, 2019

Sem educação, não há futuro


No último dia 16, uma multidão de pessoas foi até a Assembleia Legislativa de Santa Catarina debater a crise na Universidade Federal de Santa Catarina e manifestar seu compromisso com uma universidade pública e uma educação de qualidade. Além do auditório lotado (foto acima), o saguão de entrada também foi tomado pelos manifestantes (foto abaixo). Afinal, o que levou essa multidão até lá? Com certeza, motivos não faltam. Não é por acaso que a educação é  uma das áreas mais mal avaliados do atual governo. E sem ela, não há futuro.



Diante de um público jovem, em nenhum momento questionei se era ali que devia estar. Cidadania se exerce sempre. Portanto, estava no lugar certo na hora certa. A causa da educação é de todos nós e a luta é agora. A opção de carregar a omissão como legado de uma vida vazia é sua. O caos na educação é o resultado de um processo em curso, que trata educação como custo e não como investimento. Até inventaram pra te enganar: O FUTURE-SE!

Desde quando o Ministério da Educação lançou esse programa, não entendi seu significado. A palavra em si, "future-se", não faz parte do nosso dicionário. O que aparentemente querem passar é a ideia de transportar as pessoas para o futuro. Como se isso fosse possível. O futuro, que todos almejamos, passa, necessariamente, pela educação.

Com o orçamento reduzido, verbas contingenciadas e bolsas cortadas, só pode se esperar o pior. Desculpem a franqueza, as ameaças em relação à educação são reais e o nosso futuro sombrio.

PS - Entre as 200 melhores universidades do mundo, nenhuma é brasileira. A USP, melhor qualificada, está no lugar 250 do ranking. Entre as 10 maiores economias do mundo, ninguém investe menos que nós em pesquisa e desenvolvimento. Ao contrário dos países mais desenvolvidos, não priorizamos a educação e nem socializamos o conhecimento. Exceções, existem ...   





Nenhum comentário: