domingo, novembro 10, 2019

A insustentável prisão de Lula

Como era esperado, a insustentável prisão de Lula acabou. Depois da "Vaza Jato" e do tratamento profissional dado por  Glenn Greenwald as gravações entre Moro e Deltan, a porta da cela se abriu. Independente das ofensas entre Lula e Bolsonaro, também esperadas, o Brasil mudou. O humor voltou e a esperança também.(*)

Nesse quase um ano de mandato, até a energia do sol está ameaçada. A Amazônia em chamas chamou a atenção do mundo. O petróleo tomou conta das praias do nordeste e até hoje ninguém sabe de onde veio. E por falar em petróleo, o leilão foi um mico.(**)

Com tanta coisa acontecendo, de tédio ninguém morre. O duro para um blogueiro é definir o comentário que vai fazer. Ainda em ritmo de viagem, sem conseguir identificar os assuntos mais relevantes, optei por selecionar  declarações importantes de outras pessoas para uma reflexão coletiva:

1- "Esse país é de 210 milhões de pessoas, e a gente não pode permitir que os milicianos acabem com ele". Lula

2- "Degradação social incita classes à produção do ódio". Muniz Sodré

3- "Daí o improvável possível, desde absurdos regressivos como um Estado teocrático-miliciano até a barbárie como horizonte de vida."(do mesmo autor)

4- No seu discurso Lula foca na economia. "Em menos de uma hora, fez mais críticas à política do ministro da Economia, Paulo Guedes, do que todos os economistas juntos fizeram publicamente nos 11 meses de sua gestão". Alexa Salomão

5- "Lula saiu de Curitiba maior do que entrou. Desde que ele foi para lá, muitas foram as radicalizações surgidas na política nacional. Nenhuma partiu dele." Elio Gaspari

(*) Por falar na volta do humor, em Salvador, no sábado, os bares estavam anunciando 13% de desconto na conta. A promoção foi um sucesso. 

(**) O leilão para exploração do petróleo na nossa costa, fracassou. Se não fosse a Petrobras, o mico ainda seria maior. Segundo um constrangido Guedes: vendemos para nós mesmo. Simples assim. 

Nenhum comentário: