sexta-feira, dezembro 13, 2019

"A pirralha"

Na semana passada, Greta Thumberg, a sueca de 16 anos, se tornou a mais jovem personalidade do ano da Revista Times. Por coincidência, naquela mesma semana Greta tinha entrado em confronto com o senhor Messias, o presidente do Brasil. O simples fato de uma "pirralha" ter tirado do sério o presidente do mais importante país da América Latina, já lhe fez merecedora do título.

Bolsonaro foi afastado do Exército, por mal comportamento, no final da  década de oitenta. Sua punição, ser reformado como capitão com 33 anos de idade. Ficou na Câmara como deputado federal até 2018. Um longo período, sem qualquer destaque parlamentar. Em 2018, se elegeu presidente do Brasil. Encerra seu primeiro ano de mandato, com a pior avaliação de um presidente eleito, segundo pesquisas publicadas recentemente.

Já Greta Thumberg,  tem apenas 16 anos e milhões de seguidores pelo mundo afora. Quase todos jovens como ela. Além da sua família e alguns vizinhos, poucos sabiam quem era aquela jovem de trança. Só veio a se tornar uma celebridade global em agosto de 2018, quando resolveu faltar a aula e foi sozinha protestar na frente do parlamento sueco contra os políticos que nada faziam para preservar o planeta.

De lá pra cá sua vida mudou, como a de Bolsonaro também. Ele se incomoda com o seu sucesso, a ponto de chamá-la de "pirralha". Ela, não precisa dele para nada. 

Nenhum comentário: