terça-feira, agosto 18, 2020

COVID 19: o caminho é um só, fortalecer o SUS

A última pesquisa Datafolha, dia 15, mostrou que boa parte da população não responsabilizou Bolsonaro pelas milhares de mortes por COVID 19, que não param. A primeira reação que vem, é que a pesquisa está errada. Como pode um presidente, que debocha do corona e suas consequências, se descolar da crise? 

Para muitos uma surpresa. No entanto, quando se tem convicções a interpretação do sentimento das ruas fica mais fácil. A minha convicção  vem com os ensinamentos do papa Francisco: os problemas são globais, a solução é local.

Bolsonaro, por esperteza, se deu conta disso. Ao sentir que o coronavírus tinha vindo para ficar; e que as mortes iam continuar, se livrou do problema repassando a responsabilidade para governadores e prefeitos. Sem qualquer pudor aproveitou a situação, se afastou da pandemia e se aproximou do auxílio emergencial. O primeiro tira voto e o outro dá voto. Simples assim.

Num piscar de olhos colocou executivos estaduais e municipais numa saia justa. Quem precisa ser atendido com urgência não vai a Brasília; pega uma senha no Posto de Saúde do bairro. Essa é a realidade para a imensa maioria da nossa população.

No caso da pandemia que estamos vivenciando, ainda bem que temos o SUS. Sem ele estaríamos liderando o ranking dos países com maior número de mortos pelo COVID 19. De certa forma, a pesquisa publicada nos remete para uma outra questão. O grau de desinformação da sociedade é assustador, por isso: facilmente manipulada.

Como nada é por acaso, vai continuar assim. Pelo menos que fique o ensinamento do agir localmente. Está comprovado que o município é o grande acolhedor das demandas da saúde. É lá que está o SUS e a necessidade de um atendimento de qualidade. Nas próximas eleições municipais, fortalecer o SUS - é prioridade. Valorize o seu voto!        

Nenhum comentário: