domingo, agosto 16, 2020

COVID 19: mortes demais, responsabilidade de menos

 Por três motivos tinha decidido não comentar as mais de 100 mil mortes por Covid 19: por ser  uma marca vexatória; pelas novas mortes que virão; por uma responsabilidade pública que não vem. O nosso estado, Santa Catarina, é um dos que lidera o ranking da gravidade do quadro. Para nós, um profundo sentimento de tristeza e de vergonha.

No início, tudo parecia bem. Só que os responsáveis pela gestão da pandemia, se perderam pelo caminho. Cabe aos que administram a situação, responder à sociedade. Dois escândalos podem ter contribuído para o descontrole do quadro, a denúncia de superfaturamento no hospital de campanha de Itajaí e o escândalo dos respiradores que foram pagos mas não chegaram.

Desde que o corona chegou no nosso país, sempre alertei sobre o risco de liderarmos o ranking da mortalidade. Como também associei essa possibilidade, ao descaso do presidente com a pandemia. Da "gripezinha" a cloroquina, uma irresponsabilidade absoluta. E, pior: sem arrependimentos.

As eleições municipais estão chegando. Fique ligado, voto tem consequência. Todos estão vendo o caminho que Brasil está seguindo: mortes demais, responsabilidade de menos. 

PS - Em plena pandemia, com um ministro da Saúde interino, faltam remédios para intubação; sobra cloroquina. E ainda tem gente que acha normal...

Nenhum comentário: