quinta-feira, agosto 13, 2020

Árvore é vida. Desmatar e queimar: é crime.



 

A preservação da Amazônia é dever do Estado. Embora a "boiada" continue passando por lá, seguindo a orientação do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, a sociedade tem que se indignar. Quanto  as queimadas e desmatamentos noticiados, se criminosos, precisam ser reprimidos e punidos. 

A distância que nos separa da Amazônia e da devastação ambiental em curso, dificulta a reação da sociedade. Ainda mais quando o próprio governo não tem interesse de nos aproximar do problema. O desafio que temos pela frente é dar vida às árvores. Trazê-las para o imaginário das pessoas, mostrando que não há futuro para a humanidade sem elas. (*)

Recentemente li um estudo sobre a importância das árvores nas nossas vidas. A publicação é do dia 10, da DW. Muito oportuna, mostra a necessidade de se reflorestar as cidades. Segundo a matéria, só esse ano, a prefeitura de Paris vai entregar quatro florestas urbanas para melhorar a qualidade de vida dos parisienses. Já em Nova York, o poder público plantou um milhão de árvores a mais. (**)

Quando se trata de micro clima, as árvores são fundamentais no bem estar urbano. Elas filtram a poluição do ar, fornecem sombra, absorvem CO² e ajudam a regularizar ventos e chuvas. Sem falar no  combate ao estresse, que os exercícios ao ar livre nos possibilitam e o belo cenário que formam. Portanto, se imaginem vivendo numa cidade sem praças, parques e bosques. Já pensaram nisso? (***)

(*) Assim como está ocorrendo com o coronavírus e as mais de 100 mil mortes, as árvores derrubadas e queimadas não sensibilizam o governo.

(**) A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha. Seus artigos e reportagens são reconhecidos no mundo todo. Suas notícias independentes são reproduzidas em 30 idiomas.

(***) Campus da UFSC em tempo de quarentena. Bem arborizado.  

Nenhum comentário: