segunda-feira, agosto 10, 2020

O mundo depois do Covid: a mensagem do papa Francisco

No último sábado recebi uma mensagem do papa Francisco, endereçada ao grupo que faço parte: Energia&Pobreza. Em tempos de fake news, a surpresa foi grande. 

Sua Santidade tem dado declarações e demonstrado interesse em temas globais, que me atraem. O olhar amplo e a busca de solução local,  me encanta como política universal. Sem que haja um grande redesenho para enfrentar o pós covid, a recuperação econômica será lenta e incerta. Não dá para se propor mais do mesmo. A pandemia expôs toda nossa fragilidade. 

Nas suas ponderações, o Papa com sua sabedoria orienta "miren lejos, en perspectiva". De uma crise como a que atravessamos não se sai igual, "o se sale mejor o peor" comenta o Papa. Ou continuamos no atual sistema marginalizando as pessoas o ensaiamos outra coisa, nos ensina  Francisco. 

O recado tá dado. Embora nosso grupo tenha gente de todas as partes do mundo, como brasileiro reconheço que estamos muito mal na foto. O grande desafio pós corona, ainda não se sabe como vai ser enfrentado. Com uma economia estagnada, uma sociedade empobrecida, mais de 100 mil mortos e milhões de desempregados: a tarefa de redesenhar o nosso país vai depender de nós. Não temos uma liderança local e nos isolamos globalmente. O que torna tudo mais difícil.

Nenhum comentário: