sexta-feira, agosto 07, 2020

Na venda da Eletrobras, só ganha quem compra

Sem que a sociedade perceba, Guedes vai vendendo os ativos da Eletrobras antes mesmo da privatização por ele desejada. No dia 30 de julho, os bons ventos do sul trocaram de mãos. O Complexo Eólico Campos Neutrais agora gera energia para a Omega, uma empresa mineira. O projeto implantado pela Eletrosul, em 2011, no extremo sul do Brasil, com 583 MW e alta performance, foi vendido em plena pandemia.


Para quem acompanha os negócios do governo, na  prática, o que se viu foi uma nova forma de gestão pública. A mesma sugerida por Ricardo Salles, na reunião ministerial de 22 de abril. Enquanto o povo e a mídia estão  preocupados com o coronavírus, "aproveitem e passem a boiada". 


A boiada que passou no caso da Eletrobras, precisa ser apurada pelo Ministério Público Federal. Com a venda realizada dia 30, a princípio, se deu um grande  prejuízo a uma empresa pública. Para dar suporte ao Ministério Público seguem algumas anotações :


- O investimento total realizado no Complexo Eólico Campos Neutrais, na época foi de 3,1 bilhões de reais. Em 2011, o dólar médio flutuava entre 1,60 e 2,00 reais. Portanto, em dólar, o investimento total ficou próximo dos 2 bilhões de dólares.


- No último dia 30, a Omega comprou o controle da Eletrobras sobre o parque eólico por cerca de 500 milhões de reais. Portanto, com o dólar valendo 5,3 reais, o valor desembolsado por um ativo que nos custou 2 bilhões de dólares,  foi de 100 milhões de dólares. 

 
- Se não bastasse o preço aviltado oferecido pela Eletrobras pelo seu ativo, uma Nota Técnica de 2018, que subsidia uma ação movida pelo Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul, aponta que o lucro líquido do complexo eólico, em 2017, foi de 345 milhões de reais. O resultado operacional do parque é tão bom, que em menos de dois anos retorna para a empresa o valor desembolsado.  


- Antes de qualquer conclusão, cabe uma melhor apuração e atualização dos números utilizados. De qualquer forma a sociedade precisa saber o que se passou.  Com a palavra o Ministério Público Federal e o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Júnior.  


2 comentários:

Alexandre Heringer Lisboa disse...

Parabéns Mauro pela informação e alerta! Iniciativa privada seria muito bem vinda se investisse em projetos novos e não no que já está construído e funcionando.

Unknown disse...

Excelente texto Mauro.