quarta-feira, setembro 02, 2020

Amazônia: a encenação continua

 O nosso maior patrimônio natural está sob ameaça. Durante o atual governo a situação se agravou ainda mais. O ministro Ricardo Salles, desde da sua posse, faz da proteção ambiental uma grande encenação. Seu descaso com a floresta está perpetuado na sua célebre frase; "a gente aproveita a pandemia e passa a boiada". (reunião ministerial de 22/4)

Na última semana Salles se envolveu em  mais duas polêmicas. A primeira delas foi a denúncia do avião da FAB, transportando garimpeiros ilegais até Brasília. A outra, do dia 28, se refere ao bloqueio de verbas de fiscalização na Amazônia. Sobre o avião o MPF está apurando; já em relação ao bloqueio das verbas, alguns analistas afirmam que não passou de um jogo de cena. 

Para dar um ar de preocupação com o meio ambiente, em entrevista à Folha, dia 28, Salles declarou sua surpresa pelo congelamento de R$ 60 milhões, destinados ao Ibama ( 20.9 mi) e ao ICMBio (39,8 mi). Segundo ele, na quinta-feira (27), o Ministério do Meio Ambiente foi informado do bloqueio de recursos para fiscalizar o desmatamento ilegal e às queimadas. (Fonte: Danielle Brant, Isabella Macedo e Daniel Carvalho) 

A versão de pronto chamou a atenção, afinal o que Salles quer é "passar a boiada". No mesmo dia, à noite, diante da repercussão negativa, o vice Mourão afirmou que os recursos não estavam bloqueados. Para quem acompanha o vai e vem dos dois, a impressão que ficou é que estava tudo combinado. O enfraquecimento da fiscalização, é mais uma sinalização para os depredadores da Amazônia que a porteira está aberta.

Por trás dos desatinos cometidos contra a floresta, os brasileiros sentem tristeza e indignação. A mais recente pesquisa do Observatório Febraban, mostra isso: 83% dos entrevistados estão insatisfeitos com as medidas do governo para preservar a Amazônia. O resultado não poderia ser outro. Se em 2019 a destruição da Amazônia já trazia números gritantes, a situação em 2020 será ainda pior, comenta Phillippe Watanabe. (FSP 28/8)

PS - O que está acontecendo na Amazônia, é crime. E tem responsável. O voto tem consequência. Valorize o seu voto. 

Nenhum comentário: